top of page

Comparação entre contenção convencional 3x3 e contenção ondulada 

  

      Um interessante artigo publicado pela Dental Press mostrou a comparação, do posto de vista de saúde gengival, os dois tipos de contenção. Quinze voluntários primeiramente utilizaram a contenção tradicional por seis meses.

      Após um intervalo de quinze dias, foi instalada a contenção modificada, utilizada pelo mesmo período de tempo. Antes de cada fase os voluntários passaram por uma boa limpeza dos dentes (raspagem e alisamento radicular) e orientação de higiene bucal. 

      Ao final de cada fase os seguintes parâmetros foram avaliados: 

Índice de placa bacteriana, índice de cálculo dentário (tártaro) e questões relacionadas à saúde gengival. 

      Além disso, foi realizada a mensuração do cálculo no fio da contenção e todos os voluntários responderam a um questionário sobre a utilização, aceitação e conforto dos dois tipos de contenções. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Resultados e Conclusões da pesquisa: 

 

     1-O índice de placa e o índice gengival foram maiores para a contenção modificada, nas faces linguais e proximais, ou seja, lado interno e entre os dentes.

     2- O índice de tártaro (cálculo dentário) ao longo do fio também foi maior para a contenção modificada.

     3-Tdos os voluntários relataram que a contenção convencional foi mais confortável na utilização.

     4-Concluiu-se que a contenção convencional apresentou melhores resultados que a contenção modificada, de acordo com parâmetros periodontais estabelecidos, principalmente por acumular menos resíduos.

 

bottom of page